segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Ahimsa - Não violência

Em 2003, surgiu nos EUA um movimento para incentivar um dia da semana em que todas as pessoas optem por não consumir carne. A segunda-feira sem carne faz um apelo a favor das pessoas, dos animais e do planeta. Aproveitando que hoje é segunda feira, em homenagem ao dia sem carne, gostaria de tocar no assunto da importância e significado de ser vegetariano.

Porque se recomenda ao praticante de Yoga a alimentação vegetariana? Um dos princípios do Yoga que incentiva esse tipo de alimentação é chamado de Ahimsa. O significado de Ahimsa é Não-Violência. O Yogi acredita que todas as formas de vida devem ser respeitadas e por conta disso, todos os seres vivos tem o mesmo direito de viver. Ele sabe que até a sua própria vida está conectada profundamente com todas as formas de vida, pois todos os animais e seres vivos exercem uma função fundamental para manter o equilíbrio do ecossistema. Contudo, a prática de Ahimsa não se resume apenas em ser vegetariano.

A não violência está presente em vários aspectos e principalmente começa com você. Apenas porque uma pessoa é vegetariana, não significa que ela é não-violenta. A violência é um estado da mente e não uma mera questão de dieta. Não devemos exercer nenhum tipo de pressão negativa em nossas mentes e muito menos tomar qualquer tipo de atitude que venha a nos prejudicar. A mesma discriminação que é feita com os alimentos também deve ser feita com os nossos pensamentos para que possamos encontrar a paz e a calma. Assim como escolhemos comer uma comida saudável, uma fruta, vegetais frescos e alimentos que irão nutrir o nosso corpo da melhor maneira possível, também devemos fazer o mesmo com as nossas atitudes e pensamentos: escolher aqueles que vão nutrir da maneira mais saudável a nossa mente. É importante fazer essa discriminação no nível mental. É engraçado, porque dificilmente nós escolheríamos ingerir uma comida estragada ou venenosa, mas quando se trata de pensamentos deixamos tudo entrar e muitas vezes são escolhas que nos fazem sofrer. A comida alimenta o nosso corpo e os pensamentos alimentam a nossa alma.  

O nosso estado de espírito interior é refletido diretamente nas nossas relações. Quando estamos bem com nós mesmos tudo ao redor flui. Não faça nada que possa te agredir, até mesmo o próprio fato de não comer carne, você só deve ser vegetariano quando isso ocorre de uma maneira natural. E se for algo natural não se sinta mais ou maior que alguém. Você simplesmente escolheu ser vegetariano porque para você essa parece ser a melhor maneira de viver a sua vida, e escolher como viver é um direito de todos os seres humanos. Faça as melhores escolhas para você :)

Pranam


Em homenagem aos vegetarianos e à segunda-feira sem carne, o ásana do dia é o Matsyasana, a posição do peixe :)

Um comentário:

  1. Adorei o pooost. Continua postando, me identifico demais com esse estilo de vida. Amo cuidar do meu corpo e da minha mente, onde tudo flui naturalmente. Namastê!

    ResponderExcluir